Direito Trabalhista

Equiparação Salarial

A equiparação salarial é um direito assegurado em lei que garante que trabalhadores que exercem a mesma atividade devem receber o mesmo salário. É um direito que traz justiça para o trabalhador, mas que exige o cumprimento de alguns requisitos.

Perguntas Frequentes

Algumas das principais dúvidas sobre essa solução

O que é?

A equiparação salarial é um direito assegurado em lei que garante que trabalhadores que exercem a mesma atividade devem receber o mesmo salário. É um direito que traz justiça para o trabalhador, mas que exige o cumprimento de alguns requisitos. Vamos a eles:

1. Primeiro é preciso esclarecer que o trabalhador que recebe maior salário é chamado de paradigma e o que recebe menor é chamado de paragonado. Para que a equiparação salarial seja garantida, paradigma e paragonado devem exercer a mesma função na empresa, ou seja, devem possuir as mesmas responsabilidades, mesmas atribuições e mesmos poderes, não importando se o nome da função de um e de outro são diferentes, o que importa é que as atividades exercidas sejam idênticas. Por exemplo, o Operador de Produção I recebe R$2.000,00 de salário mensal, no entanto, ele exerce as exatas mesmas atividades e possui as exatas mesmas responsabilidades que o Operador de Produção II que recebe R$3.000,00 mensais.
2. O paradigma e o paragonado devem trabalhar no mesmo estabelecimento, no mesmo município ou em municípios distintos, mas pertencentes a mesma região metropolitana.
3. O paradigma e o paragonado não podem ter diferença de tempo superior a dois anos na mesma função.
4. O paradigma e o paragonado não podem ter diferença de tempo superior a 04 anos de trabalho na mesma empresa.
5. O paradigma e o paragonado devem exercer o trabalho com a mesma produtividade e perfeição técnica, ou seja, devem produzir um trabalho com mesma quantidade e qualidade.

Após a Reforma Trabalhista de 2017, não cabe equiparação salarial se a empresa possui quadro de carreira, previsto em norma interna ou em norma coletiva, que preveja critérios de antiguidade e/ou merecimento para promoção de seus trabalhadores.
Trabalhadores readaptados não podem figurar como paradigmas.

Compromisso com nossos clientes

Confira as histórias de sucesso dos nossos clientes.

Entre em contato

Entre em contato com o escritório Magalhães & Moreno Advogados e tire todas as suas dúvidas.








    Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

    Receba conteúdos exclusivos

    Abrir conversa
    1
    Precisa de ajuda?
    Olá! Podemos ajudar?