Apesar de estar presente em muitas empresas há alguns anos, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, muitas organizações têm aderido ao trabalho híbrido.
Esse modelo de trabalho engloba o serviço de trabalhadores presenciais e remotos que podem trabalhar em qualquer área da organização. Normalmente, os trabalhadores alternam entre estar na empresa ou fora dela, dependendo das suas necessidades.
Além disso, o trabalho híbrido possibilita que os colaboradores escolham onde e como vão trabalhar. Vale ressaltar que a flexibilidade de poder trabalhar fora da empresa depende da organização empresarial e do tipo de trabalho e responsabilidades do funcionário.
Principalmente após a pandemia, em que muitas empresas perceberam que conseguem render e ter sucesso mesmo com trabalho remoto, o modelo híbrido vem se tornando cada vez mais frequente.
Além disso, é nítido que com o avanço da tecnologia é cada vez mais possível certas funções e trabalhos serem realizados de qualquer lugar do mundo.
Sem contar que muitos trabalhadores viram que seu rendimento pode ser maior e sua qualidade de vida melhor com o trabalho híbrido. Desta maneira, novos modelos de negócio vêm surgindo, processo de trabalho e investimentos são feitos desde o início da pandemia.
Atualmente, muitas empresas já evoluíram para um modelo de trabalho híbrido, visto que tiveram sua produtividade elevada, assim como a economia em diversos pontos.
A Cisco realizou uma pesquisa com trabalhadores durante a pandemia que relatou que apenas 9% deles pretendiam voltar ao escritório em 100% do tempo quando o cenário melhorasse.
Desta maneira, muitas organizações perceberam que não aderir a um modelo de trabalho híbrido poderia impedir de atrair e reter grandes talentos para a instituição.
Muitas pessoas confundem o espaço de trabalho híbrido com o local de trabalho híbrido.
É importante deixar claro a diferença entre um e outro. O local de trabalho híbrido é, historicamente, um local de trabalho físico de um escritório da empresa, onde os funcionários podem trabalhar lá todo o tempo ou parte dele.
Já o espaço de trabalho híbrido é um espaço de trabalho de qualquer lugar em que um funcionário trabalhe em um determinado momento. Aqui, então, pode ser uma estação de trabalho no escritório físico da empresa ou na casa do colaborador. Assim, qualquer lugar onde o funcionário consegue desempenhar o seu trabalho é considerado um espaço de trabalho híbrido.
Se a sua empresa está aderindo ao modelo de trabalho híbrido e você está com dúvidas de quais são os seus direitos, entre em contato conosco que podemos te auxiliar.
Leia também:
Crise leva trabalhador a parar de contribuir com o INSS; veja os efeitos e o que
Empregado Doente pode ser Dispensado
Falta de documentos é uma das principais razões para o INSS negar benefícios; veja o que fazer
Direito trabalhista / Tranferência de Local de Trabalho
Por mais que seja bom sair da rotina de vez em quando, ter uma rotina bem definida ajuda a qualquer pessoa a se organizar melhor. E o trabalho faz parte disso. Os horários nos quais você sai de casa para trabalhar e depois retorna, assim como onde você realiza a sua atividade, afetam como […]
28 . 08 . 2024
Daniel MorenoÉ preciso trabalhar duro para garantir o sustento da nossa família, juntar dinheiro, realizar sonhos e ter segurança financeira. E algumas profissões exigem muito mais do nosso corpo e nos colocam muito mais em risco. Essas são as ocupações chamadas de insalubres e perigosas. Contudo, é comum que haja muitas dúvidas sobre o que […]
28 . 08 . 2024
Daniel MorenoImagine que você trabalha em uma empresa e realiza exatamente as mesmas atividades que um colega de trabalho. Contudo, o cargo dele tem um nome diferente e o salário dele é melhor. Será que isso é justo? Dependendo de alguns requisitos, a lei te garante o direito à chamada “equiparação salarial”. O lema é: […]
28 . 08 . 2024
Daniel Moreno