Coronavírus – A Empresa pode reduzir o salário do Trabalhador ?

Daniel Moreno
Por Daniel Moreno,
Especialista em Direito do Trabalho e fundador do escritório Magalhães & Moreno Advogados, o sócio Daniel Moreno Soares da Silva também é autor de inúmeros artigos jurídicos em sua área de especialização, com grande destaque na mídia e nas redes sociais.
Publicado em 20 de março de 2020

O Governo sinalizou a intenção de editar uma Medida Provisória autorizando a redução salarial em até 50%, desde que haja proporcionalmente a redução da jornada, limitado a pelo menos um salário mínimo.

A Medida Provisória em questão ainda não foi divulgada, mas, ao que parece, a redução acima dependeria de um acordo individual, com o aceite de ambas as partes. A medida provavelmente será considerada inconstitucional pelos especialistas, mas, certamente, haverá uma interpretação mais branda por parte da Justiça.

Assim, até o momento devemos observar o que já consta na Legislação (CLT), que, em seu Art. 503, autoriza a redução salarial em até 25%, sendo garantido, ao menos, um salário mínimo. Nesse caso, um dos requisitos seria a aplicação desta redução para toda a empresa, inclusive gerentes e diretores.

Outro requisito necessário para a redução seria a autorização sindical, através de negociação coletiva. Contudo, devido as circunstâncias, talvez esse requisito também seja relativizado.

Em um primeiro olhar, sob o argumento de preservar os empregos, a medida mencionada pelo Governo parece ser boa, ou, ao menos, bem intencionada. Porém, talvez a redução salarial não atinja o efeito esperado.

Ora, como se sabe, via de regra o trabalhador ganha e gasta o seu salário integralmente e caso tenha sua remuneração reduzida, obviamente também gastaria menos, e, ao que parece, uma coisa anula a outra, ou seja, se a população gastar menos a demanda será menor e as empresas irão dispensar os trabalhadores. Seria um efeito vicioso, sem, de fato, aquecer a economia.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo

Você também pode gostar destes conteúdos

Trabalho híbrido: por que muitas empresas têm adotado este tipo de trabalho   Apesar de estar presente em muitas empresas há alguns anos, principalmente por causa da pandemia da Covid-19, muitas organizações têm aderido ao trabalho híbrido. Esse modelo de trabalho engloba o serviço de trabalhadores presenciais e remotos que podem trabalhar em qualquer área […]

16 . 05 . 2022

Daniel Moreno

Direitos do motorista de caminhão Você é motorista de caminhão ou quer começar a trabalhar na área? Neste texto, você vai entender quais são os direitos trabalhistas do motorista de caminhão, que são essenciais, principalmente após a nova Lei do Caminhoneiro, quando tiveram mudanças significativas que impactam para melhor os direitos dos profissionais desta categoria. Ainda […]

29 . 03 . 2022

Daniel Moreno

Contrato de experiência: como funciona e o que se deve saber sobre ele Contrato de experiência –  A maioria das pessoas que entram em uma empresa como CLT passam, primeiramente, pelos contratos de experiência, que nada mais são do que contratos com prazo determinado. Esse tipo de contrato tem como principal finalidade verificar, por um […]

07 . 03 . 2022

Daniel Moreno

Receba conteúdos exclusivos